quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inclusão Digital nas Periferias



Baseada em seu permanente contato com jovens da periferia de Venda Nova, Fernanda Milane constatou que mesmo diante da possibilidade de terem acesso à Internet, nem sempre eles a usam da melhor forma. Diariamente em sua Lan House, ela observa que a maioria dos jovens utilizam este recurso apenas para acessar sites de relacionamentos, como o Orkut ou Twitter."A galera jovem não usa esta ferramenta tecnológica como fonte de conhecimento e de acesso à informação", ressalta Fernanda.
Diante desta realidade a estudante decidiu fazer sua monografia discorrendo sobre o tema e com base na seguinte pergunta: Até que ponto a instalação de computadores ligados à internet garante a inclusão digital de jovens da periferia?
O assunto é complexo. Afinal, como ter certeza de que o computador está sendo utilizado para agregar valores e conhecimento, e não para práticas desnecessarias?
Para Fernanda, os adolescentes deveriam ser orientados a utilizar melhor este grande achado que se tornou a Internet. Mas enfatiza: "A iniciativa deve partir deles mesmos". De acordo com ela, o uso correto da rede virtual de informação e comunicação, é determinante não só para a inclusão digital, mas para abrir novos caminhos. "Após descobrir como realizar cadastro para fazer a prova do Enem via internet, não só consegui uma bolsa integral do Prouni para cursar a faculdade, como também orientei meus familiares a fazerem o mesmo. Ao todo já somos seis na família a usufruir deste benefício".
Aluna do 7º período do curso de jornalismo, a proprietária da Lan House garante que o seu acesso ao mundo virtual tem sido fundamental para realizar trabalhos, pesquisas e adquirir cada vez mais conhecimento.
No momento, sua maior dificuldade é desenvolver a monografia, já que as exigências para o projeto são muitas. "Por mais que o tema seja do meu interesse, é complicado colocar tudo o que penso no papel e, principalmente, da maneira correta". Segundo ela, mesmo diante das dificuldades, vale a pena estudar e analisar um tema que pode trazer tantos benefícios para a sociedade.